terça-feira, 13 de junho de 2017

MEU BELO SANTO ANTÓNIO



"Ó Santo António de Lisboa 
Tu que tens fama de casamenteiro
Se o casamento fosse coisa boa
Tu próprio não ficavas solteiro!" 

"Oh, manjerico bem cheiroso
Pelo regar e por ao luar
Dá-lhe um rapaz bem jeitoso
Para com ela se casar."

Mais uma noite de Stº António se passou, e como manda a tradição vamos todos festejar, beber, dançar, cantar e sobretudo andar muito (convém calçado confortável), tudo para a rua, haja alegria.

Mas conta a história, que durante a sua vida de Fréi António (1195-1231) se revelou um grande especialista na arte de reconciliar os casais.
Após a sua morte, o que antes era uma habilidade começou a tornar-se um verdadeiro milagre, resumindo basta pedir ao santo, garantem as devotas, as tão conhecidas beatas, mas peçam com muita convicção, que o companheiro aparece!

Como manda a tradição, festas espalhadas pela cidade de Lisboa para se comemorar o nosso padroeiro mais querido de todos, até porque é o mais famoso, talvez pela sua fama de casar a malta através das chamadas superstições / simpatias / fé ou algo assim parecido, aqui ficam algumas dicas meninas e meninos :

-deve-se colocar o Santo António de cabeça para baixo; 
-virado de costas para a porta da rua;
-amarrar fita vermelha e colocá-lo de cabeça para baixo;
-colocá-lo na arca frigorífica;
-afogá-lo em cachaça;
-rezas, rezar muito;

entre outras tantas que podem fazer, consoante as tradições e o país onde se está, só não referi é que quando realizarem o desejo do casamento o santo volta ao seu estado normal, não esquecer. 



"Santo António, Santo António

Que tens tu de especial? 
Só sei que na tua festa 
Há alegria no arraial." 


Sem comentários

Enviar um comentário

ESTIRPE ALENTEJANA

"aparecimento de pessoas de outras estirpes sociais, televisões e revistas" que acabam por promover "a beleza que no fun...

© SaiaJusta-36
Maira Gall